Pular para o conteúdo principal

Procura-se solitude.



  Procuro solitude, quem encontrar me avise. Desde criança desenvolvi um grande apreço por estar só, e sempre procurei entender isso. Acredito eu que existem dois tipos principais de solidão: a imposta e a voluntária. Na solidão voluntária é de sua escolha o isolamento a reclusão, e nesse momento você se sente bem. Enquanto isso a solidão imposta é quando o universo simplesmente fala: Bom, acho que está na hora de deixarmos ele sozinho. Os amigos não vão poder sair e o ver, as garotas estarão distantes, os animais vão se esquivar dele na rua e os pais passarão o dia no trabalho. Então você entra nesse abismo existencial de onde surge uma espiral de sentimentos ruins; a tristeza, a ansiedade, a angústia (alô fenomenologia) e nesse ponto você tem que lidar que naquele momento o mundo vai te deixar desconecto de tudo e de todos. 

 Um problema nessa questão, acredito eu, é quando essa maravilha que é nossa cabeça decide confundir os dois. Quando você está cercado de amigos e por algum motivo te bate aquele sentimento de solidão. Sozinho, você pensa, eu estou sozinho, eu sei que eles estão aqui, mas eles estão verdadeiramente aqui? Eles me querem aqui? E isso segue, meu deus, a gente sabe que segue. 

 Meu amor por solitude começou quando o universo decidiu que eu passaria tempos grandes sozinho. Quando criança meus pais e minha irmã passavam bastante tempo fora e acabei desenvolvendo um apreço por ficar só. Na escola eu não tinha tantos amigos e nem no bairro, então meus dias giravam em torno de comer, explorar, ser, ler e consumir. E nossa! Era isso, acabei me sentindo incrivelmente bem. Eu, uma criança que adorava ciência, passava a tarde observando os insetos, estudando sobre as estrelas e consumindo livros de terror. Quando optava por não fazer isso pegava uma filmadora e fazia stop motions. A solitude me fez encontrar arte, e quando encontrei arte, me encontrei. 

 Estar sozinho é sobre olhar para si mesmo. É entender os barulhos que você faz, é saber que tem momentos em que lágrimas vão vir do nada, assim como sorrisos. E que em seus momentos de solitude você vai conhecer pessoas, e elas vão passar. É viajar de um estado para o outro ouvindo Eddie Vedder e observando a estrada pela janela de um ônibus. E quando chegar a noite você só vai ver o escuro, e então do nada uma pequena casinha no meio do nada vai estar ali sendo iluminada por um poste. E você vai se perguntar que tipo de pessoa vive naquela estrela, e vai escrever sobre isso. 

 Estar sozinho, meus amores, é ir ao cinema sem ninguém e escolher cuidadosamente após esquadrinhar com o olhar a melhor cadeira da sala e ir ver o filme acompanhado de pipoca e chocolate. E odiar o filme quando ele for ruim, e amar quando for ótimo! Depois escrever sobre isso. Estar sozinho é criticar, inclusive a si mesmo. Mas não uma critica de apontar dedos, uma critica grega. Estou falando de levantar reflexões sobre algo, e sobre si.

Eu realmente quero isso?
Eu amo ela?
Quero esse livro?
Isso é da minha vontade?
Se eu gosto disso é porque tenho uma referência para comparar, como construí essa referência?

 E teve esse dia, em que entrei no meu quarto de hotel em Epitaciolândia (eu o chamava de Overlook), me deitei na cama, li por uma hora, escrevi por duas horas em uma escrivania qualquer e depois caminhei até a Bolívia. Nesse dia eu tive paz. Tive essa coisinha que busco sempre, que me afasta a ansiedade, que me dá gosto. E que me faz lembrar que: hey, eu me amo. Por isso. Por favor, se você a vir por ai diga que estou com saudades. Diga que estou procurando ela sempre que posso e que mando cartas às vezes. Diga que espalhei cartazes pela cidade, e quando você os ver, lembre-se:

Procura-se solitude. 


Meu quartinho em Epitaciolândia.

P.s: ouçam Society do Eddie Vedder, please <3

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Botão vermelho

 Quero contar aqui um breve conflito que tenho semanalmente. Faz um tempo que comecei a frequentar a academia, o que sério, já é uma vitória eu estar lá. Achei que ia ser só uma parada relaxante e para extravasar o estresse. Dito isso, eu não contava com o maldito botão vermelho. Ok, eu tenho que explicar isso direito para vocês entenderem.  Estava eu no meu primeiro dia de academia e a treinadora falou para eu ir para a esteira. Ok, pensei, eu vou para a esteira. Subi no aparato e comecei a me sentir o Flash viajando no tempo, até ai tava tranquilo. Quando você passa alguns minutos em algum lugar começa a observar ele. Olhei para a esteira. Tinha um medidor de quilômetros, um de calorias, botões, e então, o maldito botão vermelho. Sabe quando você bate o olho em uma coisa e sabe que aquilo vai te atormentar? Poisé. Vou tentar descrever para vocês esse botão.   Bom, que ele é vermelho vocês já sabem. Ele fica localizado na parte inferior direita do painel da esteira. É gordo

Transborda

 Transbordar envolve cair.  Transbordar significa sair fora, ou sair fora das bordas. Ter em excesso, estar repleto. Transbordar é estar tão cheio que se derrama. É uma coisa linda, mas transbordar envolve cair. Esse texto é só para você se lembrar disso. Quando se transborda a água que ultrapassa o topo do copo derrama pelas beiradas e escorre em gotas até a mesa. Transbordar pode ser o famoso fogo de palha, como diria o Pedro. Aquilo que acende rápido e rápido se vai. Mas transbordar é gostoso. Transbordar é intensidade, uma intensidade e uma entrega tão poderosa que se ultrapassa os limites. Então, meu bem, transborda. Mas transborda consciente. Se lembra que coisas podem ser incrivelmente lindas e em um segundo serem, apenas, legais, sabe? Ou ruins, elas podem ficar ruins também. Se você transbordar vai se encher de si. Vai ter tanto de você ali que só sorrisos vão caber. E pode ser ruim também, você pode transbordar tristeza. Encher o copo de lágrimas. É só isso

Minha irmã é que nem tatuagem.

 É estranho ser um irmão menor. Nos filmes a gente costuma ver o lado do irmão maior e sobre como o irmão menor é um porre, ou inexperiente. Na minha sala da escola todo mundo era o irmão maior, mas eu não, sempre fui o caçula. E ser o caçula é uma experiência no minimo interessante.   Minha irmã é o meu oposto; cinco anos mais velha, meu nome veio do dela, Victória. Se eu fosse um giz de cera ela seria uma caneta bic. Eu estudava, ela ia pra balada; ela era sociável e eu tinha três amigos. Minha irmã me viu crescer, e deve ter sido um processo engraçado ou curioso. Eu era uma criança calada, que internalizava as coisas. Quando criança nós nos mudamos para um bairro longe da cidade e tudo era complicado.   A nossa mãe era professora e fazia faculdade de psicologia, passava o dia fora, meus pais eram separados e nós dois costumávamos viver sozinhos. Dividíamos as tarefas da casa, e minha irmã tinhas as rédeas. Passava o rodo, varria, e fazia todos os trabalhos importantes que