Pular para o conteúdo principal

Na ponta da cadeira.


 Hoje eu estava triste. Desenvolvi uma mania de ir ao cinema sozinho quando estou triste, é uma coisa que amo. Costuma me estabilizar e me dar um calor no coração. Então fui ao cinema assistir Bela e a fera. Cheguei no caixa e a atendente deu um sorriso automático para mim.

- Bom dia. 

- Bom dia. Bela e a fera, 16h30.

 Procurei a cadeira o mais distante e isolada o possível. A fileira sete estava inteiramente vazia e achei que seria uma ótima oportunidade. Estava sozinho e confesso que bem decepcionado. Triste. Senti que nada me impressionaria. Entrei na sala do cinema e fui em direção a minha cadeira solitária. Foi quando depois de meia hora de filme entra uma mulher com sua filha de três anos e sentam bem do meu lado. Porra, claro que elas sentam bem do meu lado. Toda uma fileira solitária e elas sentam do meu lado. A menininha fazia comentários de vez em quando e depois de um tempo ela saiu da própria cadeira para sentar no colo da mãe.

 Meus amigos, como eu chorei, eu chorei TANTO nesse filme. Não sei se era o emocional frágil e uma pré-disposição para lágrimas, ou se o filme era realmente tocante. Mas eu chorei, e muito. Quando acontece a cena do baile a Fera chama Bela para uma dança e os dois dançam juntos, apaixonados. Então eu olho para o lado e vejo uma coisa extraordinária. 

 A menininha sentada na ponta da cadeira, ansiosa, curiosa. O filme refletindo nas lentes dos óculos 3D e ela com um sorriso atravessando o rosto. Na pontinha da cadeira, tentando entrar ali dentro. Absorver tudo. Então ela vira para a mãe e fala:

- Ele é bonito por dentro, né, mãe?

 Aquilo me derrubou todinho. Comecei a chorar timidamente e afundei meu rosto na pipoca. Poxa, mocinha, é sim! Ele é lindo por dentro. Lindo, lindo! Então Bela parte e vemos a Fera subir o mais alto o possível para ver Bela partindo. Ele foi o mais distante o possível apenas para conseguir ver ela ir. E então a menininha começa a chorar!

- Eu achei que ela amava ele, mamãe.

 Só para minutos depois enquanto a Fera era atacada ela ser salva por, pasmem, Bela! A menina começa a gritar:

- Ela ama ele! Ela ama ele, mamãe! 

 E eu do lado dela chorando e rindo com tudo aquilo. Foi quando percebi uma coisa. Lá estava eu, do lado daquela menininha incrível, olhando ela. Foi quando percebi que eu estava na ponta da cadeira. Tentando observar aquilo e entrar naquele mundinho. Nós compreendemos a si enquanto existimos, e o ser permite possibilidades. Entrei naquela sala triste com as possibilidades. E sai sorrindo, na ponta da cadeira do universo.

 Saio do cinema e encontro com uma guria que eu não falava havia meses, e decido ir falar com ela. Na volta para casa começo a rabiscar o roteiro do meu filme. Abro o bloco de notas do meu celular e escrevo isso:

 "Abaixo de mim conseguia ver uma imensidão de estrelas. Eu estava na ponta da cadeira do universo, olhando para tudo, sorrindo." 

 Menininha, você foi uma companheira de filme incrível. Fico triste pro não saber o seu nome, e mais triste ainda por não ter falado para você o quanto você é incrível e o quanto me animou. Menininha, sei que você está curiosa. Por isso vá para frente, consegue ver? Claro que consegue, a visão sempre é melhor da ponta da cadeira. Um abraço. 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Botão vermelho

 Quero contar aqui um breve conflito que tenho semanalmente. Faz um tempo que comecei a frequentar a academia, o que sério, já é uma vitória eu estar lá. Achei que ia ser só uma parada relaxante e para extravasar o estresse. Dito isso, eu não contava com o maldito botão vermelho. Ok, eu tenho que explicar isso direito para vocês entenderem.  Estava eu no meu primeiro dia de academia e a treinadora falou para eu ir para a esteira. Ok, pensei, eu vou para a esteira. Subi no aparato e comecei a me sentir o Flash viajando no tempo, até ai tava tranquilo. Quando você passa alguns minutos em algum lugar começa a observar ele. Olhei para a esteira. Tinha um medidor de quilômetros, um de calorias, botões, e então, o maldito botão vermelho. Sabe quando você bate o olho em uma coisa e sabe que aquilo vai te atormentar? Poisé. Vou tentar descrever para vocês esse botão.   Bom, que ele é vermelho vocês já sabem. Ele fica localizado na parte inferior direita do painel da esteira. É gordo

Transborda

 Transbordar envolve cair.  Transbordar significa sair fora, ou sair fora das bordas. Ter em excesso, estar repleto. Transbordar é estar tão cheio que se derrama. É uma coisa linda, mas transbordar envolve cair. Esse texto é só para você se lembrar disso. Quando se transborda a água que ultrapassa o topo do copo derrama pelas beiradas e escorre em gotas até a mesa. Transbordar pode ser o famoso fogo de palha, como diria o Pedro. Aquilo que acende rápido e rápido se vai. Mas transbordar é gostoso. Transbordar é intensidade, uma intensidade e uma entrega tão poderosa que se ultrapassa os limites. Então, meu bem, transborda. Mas transborda consciente. Se lembra que coisas podem ser incrivelmente lindas e em um segundo serem, apenas, legais, sabe? Ou ruins, elas podem ficar ruins também. Se você transbordar vai se encher de si. Vai ter tanto de você ali que só sorrisos vão caber. E pode ser ruim também, você pode transbordar tristeza. Encher o copo de lágrimas. É só isso

Minha irmã é que nem tatuagem.

 É estranho ser um irmão menor. Nos filmes a gente costuma ver o lado do irmão maior e sobre como o irmão menor é um porre, ou inexperiente. Na minha sala da escola todo mundo era o irmão maior, mas eu não, sempre fui o caçula. E ser o caçula é uma experiência no minimo interessante.   Minha irmã é o meu oposto; cinco anos mais velha, meu nome veio do dela, Victória. Se eu fosse um giz de cera ela seria uma caneta bic. Eu estudava, ela ia pra balada; ela era sociável e eu tinha três amigos. Minha irmã me viu crescer, e deve ter sido um processo engraçado ou curioso. Eu era uma criança calada, que internalizava as coisas. Quando criança nós nos mudamos para um bairro longe da cidade e tudo era complicado.   A nossa mãe era professora e fazia faculdade de psicologia, passava o dia fora, meus pais eram separados e nós dois costumávamos viver sozinhos. Dividíamos as tarefas da casa, e minha irmã tinhas as rédeas. Passava o rodo, varria, e fazia todos os trabalhos importantes que